ESET alerta para ransomware que afecta também Portugal

Publicado em 01/06/2016 23:54 em Segurança Informática

A empresa de segurança informática ESET alertou hoje para uma nova vaga de ransomware que está a afectar vários países europeus, incluindo Portugal.

Em comunicado, a companhia indica que JS/Danger.ScriptAttachment está a afectar significativamente vários países europeus, com uma prevalência de 67% de ataques no Luxemburgo, 57% na Áustria, 54% na Holanda e 51% no Reino Unido.

A incidência de ataques é de 48% na Alemanha e Dinamarca, 46% na Irlanda e Suécia, 45% na Bélgica, 43% na Grécia, 42% em Espanha e Finlândia e 40% na Noruega, acrescenta. Em Portugal a prevalência é de 30%.

A ESET adianta que o JS/Danger se espalha através de mensagens de correio electrónico com informações falsas e um ficheiro anexo. Se a vítima for enganada e executar o anexo, infecta automaticamente o computador e são descarregadas da Internet diversas ameaças informáticas, entre as quais se contam várias formas de ransomware, como Locky, que encripta todos os ficheiros do computador.

Os utilizadores só conseguem retomar o controlo do computador depois de pago o resgate exigido pelos piratas informáticos, observa.

Ainda sem comentários