ESET anuncia suporte gratuito contra ramsonware TeslaCript

Publicado em 30/05/2016 00:32 em Segurança Informática

A empresa de segurança informática anunciou a disponibilidade gratuita de uma ferramenta para desencriptar as últimas versões do ramsonware TeslaCript.

O ramsonware é um tipo de malware que encripta os ficheiros do computador, retirando-lhe a operacionalidade, e exige um resgate, isto é, uma determinada quantia, para repor o funcionamento normal do computador.

Em comunicado, a ESET indica que os operadores do TeslaCrypt, um dos mais perigosos ramsonware da Internet, anunciaram que estavam a terminar as suas actividades maliciosas.

Indica que na sequência daquele anúncio, a ESET comunicou com os operadores do TeslaCrypt a pedir a chave de desencriptação, usando o canal de apoio oficial oferecido pelos piratas às vítimas do TeslaCrypt.

Acrescenta que «surpreendentemente» eles enviaram a chave de desencriptação, o que permitiu à ESET criar uma ferramenta de desencriptação pública que desbloqueia os ficheiros afectados por variantes daquele malware, disponível no sítio internet da companhia.

A ESET recomenda que os internautas mantenham o seu sistema operativo e restante software actualizados e que utilizem uma solução de segurança fidedigna, com múltiplas camadas de protecção, que façam cópias de segurança regulares dos dados do computador numa localização «offline» e que tenham cuidado quando clicarem em hiperligações (links).

Segundo uma estimativa da empresa de segurança informática Kaspersky, o número de vítimas de ramsonware aumentou 30% no primeiro trimestre de 2016, com 372 602 ataques detectados, 17% dos quais contra empresas.

Indica que o TeslaCript foi responsável por mais de metade (58,4%) dos ataques e o CTB-Locker por 23,5%.

A companhia russa afirma que 44,5% dos utilizadores de Internet enfrentaram pelo menos uma vez uma ameaça informática, contra 43,7% no s últimos três meses do ano passado, e foram descobertos no primeiro trimestre 4 146 cavalos de Tróia para dispositivos móveis, 1,7 vezes mais do que no trimestre precedente, e o número de cavalos de Tróia por SMS continuou a aumentar.

O número de novos tipos de ramsonware móveis multiplicou-se por 1,4 vezes face ao trimestre anterior, atingindo 2 895 no primeiro trimestre deste ano, indica a Kaspersky.

Ainda sem comentários