Cisco anuncia projecto Comunidades Ligadas no Alentejo

Publicado em 25/05/2016 23:58 em Internet

A Cisco anunciou que, em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), está a desenvolver um projecto de «Smart Connected Communities» em 14 municípios alentejanos.

Em comunicado, a Cisco Portugal adianta que o projecto inclui uma rede regional de banda larga, centro de dados de última geração e uma solução de comunicações unificadas.

Precisa que este projecto liga 14 parques empresariais e duas centenas de edifícios públicos, fomentando o acesso das pequenas e médias empresas (PME) a serviços digitais.

A Cisco Portugal indica que a região do Alentejo Central já tem infra-estruturas de telecomunicações estabelecidas, que integram uma rede de banda larga totalmente Cisco, com 640 quilómetros de fibra óptica que interligam duas centenas de edifícios públicos, incluindo municípios, CIMAC ADRAL, Universidade de Évora e serviços de educação e saúde.

A região está também dotada de um centro de dados de última geração com tecnologia Cisco e uma solução de comunicações unificadas que liga as entidades promotoras, 14 municípios a Universidade de Évora e a CCDR Alentejo e permite chamadas grátis entre municípios e estabelecimento de comunicações vídeo, precisa o comunicado.

A Cisco adianta que todas as sedes de concelho abrangidas dispõem de redes WiFi com diversos pontos de acesso de elevada capacidade de expansão suportada nos edifícios e espaços públicos ligados.

O memorando assinado com a Cisco Portugal prevê, ainda, o desenvolvimento de zonas WiFi que dêem acesso a informação sobre património e zonas históricas, acessível a residentes e turistas, sensores de estacionamento para identificação de lugares disponíveis, sensores para medição de viaturas, pessoas e factores ambientais, integração de tecnologias na iluminação pública e conteúdos digitais personalizados.

Ainda sem comentários