Toshiba apresenta Tablet PC para aplicações multimedia

Publicado em 04/11/2010 19:10 em Equipamentos

A Toshiba apresentou hoje o seu tablet PC Folio 100 baseado no sistema operativo Android e vocacionado para o entretenimento e multimedia.

Em encontro com a imprensa, Jorge Borges, director de marketing da Toshiba, indicou que este é o tablet com o maior ecrã do mercado (10,1 polegadas ou 25,7 centímetros), uma dimensão que permite conteúdos multimedia em formato 16:9 que podem ser vistos na televisão a partir do Folio 100.

O novo tablet PC da Toshiba tem um preço recomendado de 399 euros e pode ser encaixado numa docking station que custa 69,90 euros. A versão agora disponibilizada apenas tem comunicações Wi-Fi, prevendo a companhia lançar uma versão com comunicações móveis 3G quando a Google lançar o sistema operativo Android 3.0.

Jorge Borges adiantou que a Toshiba está em conversações com as operadoras móveis de telecomunicações em Portugal para comercializarem a prevista versão 3G do Folio 100.

Relativamente ao preço e ao facto de o tablet ser mais caro do que alguns notebooks, o director da Toshiba salientou que o preço é importante mas não é um factor crítico na decisão de compra e o Folio tem sobre os notebooks a vantagem de ter uma interface muito intuitiva, ser de fácil utilização e ser parametrizável, permitindo que o utilizador o personalize.

Considerou que o mercado tem compradores para notebooks, tablets e smartphones independentemente do preço, afirmando que o Folio 100 «é dos primeiros tablets a chegar» ao mercado.

Jorge Borges salientou que o dispositivo está vocacionado para consumidores de conteúdos multimedia e Internet e, pelas suas dimensões, é preferencialmente para utilizar em casa.

O director de marketing da marca assinalou que o Folio 100 tem acesso ao Toshiba Marketplace, uma loja Internet com conteúdos vídeo e áudio e aplicações para este tablet, que se espera chegue às mil aplicações até ao fim de Novembro.

Está prevista uma loja virtual específica para Portugal, com conteúdos em português, e os programadores, nomeadamente os portugueses, podem desenvolver aplicações para o Folio 100 (que podem ser comercializadas no Toshiba Marketplace) acedendo ao portal Toshiba Touch, uma plataforma para desenvolvedores de aplicações.

Para Jorge Borges, o alvo deste lançamento são os «early adopters» (primeiros a adoptar novas tecnologias e equipamentos), os presentes de Natal e a utilização doméstica, por permitir um formato 16:9 compatível com as televisões modernas.

O director da Toshiba Portugal, que prevê que o mercado de tablet PC em Portugal ultrapasse as 100 mil unidades em 2011, espera vender até ao fim do ano alguns milhares de unidades do Folio 100 até ao fim do ano porque «este é o produto do Natal».

Ainda sem comentários