Mercado serviços VoIP cresceu 5% em 2015

Mercado serviços VoIP cresceu 5% em 2015Publicado em 18/04/2016 23:32 em Internet

O valor do mercado mundial de serviços de Voz sobre Protocolo Internet (VoIP) cresceu 5% no ano passado, para 73 mil milhões de dólares (64,5 mil milhões de euros), estima a consultora e analista de mercados IHS Technology.

Numa análise de mercado, Diane Myers, directora sénior da IHS Technology, assinala que os serviços VoIP, tanto residenciais como empresariais, tornaram-se numa alternativa aceitável às comunicações de rede fixa na maioria dos países desenvolvidos.

Embora a VoIP residencial continue a constituir uma fatia significativa das receitas desses serviços, os serviços de VoIP empresariais estão a impulsionar o crescimento, observa a analista.

Myers espera a continuação de um forte crescimento dos serviços VoIP a nível mundial nos próximos 5 anos e que as receitas do segmento atinjam 83 mil milhões de dólares (73 mil milhões de euros) em 2020.

A IHS indica que os serviços VoIP de particulares continuaram em 2015 a constituir a maioria das receitas VoIP (62% do total mundial), provenientes de 230 milhões de subscritores particulares em todo o mundo, um aumento de 3%.

Mas a IHS estima que 10% a 20% das novas linhas de PBX sobre IP vendidas se integrem em serviços geridos ou contratos de outsourcing, incluindo serviços de cloud privada, que se espera que integrem o maior segmento de VoIP empresarial nos próximos anos.

Ainda sem comentários