Windows XP ainda em quase 11% dos computadores em Março

Publicado em 18/04/2016 19:23 em Destaques

Nota: estive ausente de Lisboa, levei portátil e Internet. O esquecimento do carregador, conjugado com pouca carga na bateria, inviabilizou a actualização do sítio, que agora retomo



O Windows XP ainda corria em Março de 2016 em 10,9% dos computadores, mais do que os 9,6% de computadores com Windows 8.1 e da soma de todas as versões de Mac OS X (7,8%), indica a empresa de segurança informática Sophos, citando dados da Net Applications.

Aliás, os dados disponíveis publicamente no sítio Internet da Net Applications e relativos a Dezembro de 2015 indicam que o Windows XP era o segundo sistema operativo mais utilizado em computadores, a seguir ao Windows 7, que mantinha maioria absoluta, com 55,68%.

Instalado em 10,93% dos computadores, o Windows XP era mais utilizado do que todos os sistemas operativos não Windows somados (10,37%) do que o Windows 8.1 (10,30%), o Windows 10 (9,96%) e o Windows 8 (2,76%) segundo os dados da Net Applications para Dezembro de 2015.

Segundo a Net Applications, em Janeiro de 2015 a quota do Windows XP [um dos mais populares sistemas operativos da Microsoft de sempre] ainda era de 18,93%, mais 8 pontos percentuais do que no fim do mesmo ano.

A ESET, também uma firma de segurança informática, afirma que mais de dois anos depois de a 8 de Abril de 2014 a Microsoft ter cessado o suporte ao XP, aquele sistema operativo continua a comandar mais de um em cada 10 computadores.

Destaca que há dois anos [apesar de uma campanha da Microsoft e de muitos fabricantes de computadores para adoptar um sistema operativo mais moderno antes da data da cessação do suporte], o XP estava ainda presente em mais de um quarto dos computadores do mundo (27,7%).

A ESET sublinha que, sem actualizações do sistema operativo, os computadores ficam vulneráveis a todo o tipo de códigos maliciosos, o que pode servir de trampolim para atacar sistemas informáticos em que o XP esteja, e observa que a Microsoft cessou também o suporte a versões mais antigas do navegador Internet Explorer e o Google cessou o suporte do navegador Chrome para XP.

Ainda sem comentários