Tráfego smartphones vai multiplicar-se por oito em cinco anos

Publicado em 02/11/2010 22:30 em Destaques

O tráfego médio dos utilizadores de smartphones vai multiplicar-se por oito vezes em cinco anos, para atingir os 776 Megabytes (Mb) por mês e utilizador em 2015, prevê a consultora Informa Telecoms e Media.

A Informa Telecoms estima que actualmente, apesar de representarem apenas 13% do total de terminais móveis existentes no mundo, os smartphones geram já 65% do tráfego total.

Nos Estados Unidos, o tráfego gerado por smartphones atinge 86% do total.

De acordo com o estudo da Informa Telecoms, os utilizadores de smartphones geram um tráfego médio mundial de 85 Mb por mês e por terminal.

Os utilizadores de iPhone geram mais tráfego móvel do que qualquer outra plataforma, com 196 MB por mês em 2010, devido à facilidade da experiência de utilizador e a um posicionamento topo de gama, seguindo-se os que utilizam o sistema operativo Android, da Google.

Acrescenta que os maiores tráfegos médios actualmente gerados no mundo ocorrem na Coreia do Sul (271 Mb por mês e utilizador) e no Japão (199 Mb por mês e por terminal móvel).

O estudo não considera o tráfego por tablet PC ou portáteis nas redes móveis nem o tráfego gerado por smartphones em redes Wi-Fi.

Ainda sem comentários