Apple lança iPhone SE, com ecrã de 4 polegadas

Apple lança iPhone SE, com ecrã de 4 polegadasPublicado em 21/03/2016 22:24 em Equipamentos

A Apple lançou hoje o novo iPhone SE, com um ecrã de 4 polegadas e preços mais acessíveis, a partir de 399 dólares e que diz ser o mais poderoso telefone com ecrã de 4 polegadas, pleno de funcionalidades.

A companhia indica que o iPhone SE poderá ser adquirido em 24 prestações de 17 dólares nas lojas de retalho Apple dos Estados Unidos.

A Apple revela que o SE tem um processador A9 de 64 bits, que equipa os iPhones 6S e 6S Plus, câmara iSight de 12 megapíxeis com capacidade para vídeos 4K, bateria com grande autonomia e tecnologia de quarta geração móvel LTE advanced, com mais bandas LTE para permitir o roaming em mais países do mundo.

A marca da maçã salienta que o processador A9, que equipa também a última geração de iPhones, é duas vezes mais rápido do que o utilizado no 5S e tem ganhos de eficiência energética, aumentando a autonomia da bateria.

A Apple anuncia que o iPhone SE estará disponível nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Nova Zelândia, Porto Rico, Singapura, Reino Unido e Ilhas Virgens a partir de 31 de Março, com encomendas a partir de 24 de Março.

Indica que no princípio de Abril o SE estará em mais quase meia centena de países, incluindo em Portugal.

Num primeiro comentário ao lançamento do iPhone SE, a consultora IHS salienta que o novo modelo se dirige a um segmento mal servido pela marca.

Observa que entre os modelos de iPhone ainda activos, 29% são iPhone 5, com ecrã de 4 polegadas, e 23% são modelos mais antigos com ecrãs de 3,5 polegadas.

A IHS sublinha que com o lançamento do SE a marca da maçã tem como o alvo os consumidores que preferem smartphones com ecrãs mais pequenos e que têm estado relutantes em trocar os seus Apple por modelos com ecrãs maiores.

Destaca que os principais competidores da Apple não têm apostado em modelos compactos para o segmento premium, optando por smartphones de maiores dimensões.

Sublinha que os principais fabricantes que usam o sistema operativo Android produzem smartphones compactos com processadores mais lentos, suporte para redes LTE mais lentas e câmaras com menor desempenho. A excepção era a Sony, mas que se afastou deste terreno ao acabar de anunciar três modelos da série X com 5 polegadas.

A IHS assinala que o desafio para a Apple em 2016 era como manter o momentum do iPhone depois do excepcional desempenho das vendas de 2015, com números recorde.

A consultora afirma que o lançamento do SE não visa apresentar um iPhone mais barato, antes aposta em fazer as últimas tecnologias às mãos de mais consumidores, incluindo aqueles que querem telefones mais pequenos.

Ainda sem comentários