ESET alerta para novo «ransomware» em Portugal

Publicado em 16/03/2016 14:57 em Segurança Informática

A empresa de segurança informática ESET alerta para a ameaça de «ransomware» (software malicioso que bloqueia o computador e pede um resgate para desbloquear o dispositivo), em particular o Nemucod, que representou 27% das ameaças detectadas pela ESET em Portugal.

Em comunicado, a ESET sublinha que se verifica um aumento significativo de mensagens electrónicas (mails) maliciosas com «ransomware», geralmente disfarçadas de facturas, avisos ou documentos oficiais, com capacidade para instalarem diversas formas de «ransomware» no computador da vítima.

A ESET recomenda que, para além da instalação de um bom software de segurança, os internautas sigam três regras de ouro: não abrirem quaisquer anexos de mensagens electrónicas provenientes de desconhecidos, manterem cópias de segurança com actualização frequente dos dados, para permitir a sua recuperação em caso de ataque, e a actualizarem o sistema operativo e todas as aplicações instaladas.

A ESET recomenda que, quando a cópia de segurança dos dados é feita num disco externo, este não esteja habitualmente ligado ao computador.

Ainda sem comentários