Desenvolvedores software temem concorrência inteligência artificial

Publicado em 08/03/2016 19:43 em Software

Os desenvolvedores de aplicações temem que a inteligência artificial induza a obsolescência da sua actividade, de acordo com um estudo da consultora Evans Data junto de 550 desenvolvedores de software.

Interrogados sobre qual a questão que mais os preocupa nas suas carreiras, 29,1% responderam que será que os seus esforços de desenvolvimento sejam substituídos por inteligência artificial, muito acima do 23% que estão preocupados com a possibilidade das plataformas a que se dirigem ficarem obsoletas ou dos 14% que temem que as novas plataformas a que se dedicam não tenham êxito.

A preocupação com a obsolescência do seu trabalho induzido pela inteligência artificial é considerada mesmo mais preocupante do que a possibilidade de chegarem a velhos sem pensão de reforma, de ficarem sem trabalho por má gestão ou de as suas competências e ferramentas se desactualizarem.

O receio da competição com a inteligência artificial verifica-se para todas as indústrias e plataformas

Janel Garvin, CEO da Evans Data, salienta que, embora mais de três quartos afirme que os robots e a inteligência artificial poderão ser um grande benefício para a espécie humana, um pouco mais de 60% disse que também poderão ser um desastre, o que mostra a ambivalência que os desenvolvedores de software sentem sobre a alvorada das máquinas inteligentes.

Observa que vêem o advento dos robots como algo que traz benefícios maravilhosos mas também um cataclismo do ponto de vista das mudanças culturais e económicas.

Ainda sem comentários