Alcatel-Lucent anuncia teste de 10G GPON simétrico em Portugal

Publicado em 28/10/2010 23:26 em Geral

A multinacional fabricante de equipamentos de rede de telecomunicações Alcatel-Lucent anunciou um acordo com a Portugal Telecom para realizar em Portugal, pela primeira vez a nível europeu, um teste da tecnologia 10G GPON (Gigabit Passive Optical Network) simétrico.

A tecnologia usa velocidades de 10 Gigabits por segundo (Gbps) tanto nos downloads como nos uploads (exportação de dados) e pode ser utilizada para fornecer serviços avançados a clientes, tanto empresariais como residenciais.

A Alcatel-Lucent salienta que a simetria (velocidade de upload idêntica à de download) está a ganhar importância com os serviços de cloud computing (computação em núvem, que implica que as aplicações de uma empresa estejam residentes na Internet e acessíveis a partir de qualquer ponto do mundo) ou de armazenamento remoto, assim como aplicações de software como serviço (SAS – software as a service).

A Alcatel-Lucent assinala que a tecnologia 10G simétrica pode coexistir com a tecnologia GPON actual, com a utilização da mesma rede de fibra óptica, «garantindo uma evolução suave a não disruptiva para a tecnologia GPON de próxima geração».

Ainda sem comentários