CheckerCC faz teste online de funcionamento de cartões falsificados/ roubados

Publicado em 02/03/2016 00:34 em Internet

O serviço brasileiro CheckerCC, que funciona num sistema de Software as a Service (SaaS), testa online se números de cartões de crédito roubados ou falsificados estão activos, tentando cobrar pequenas quantias, revelou a firma de segurança informática Trend Micro.

É a primeira vez que este serviço é oferecido no Brasil e, mediante uma subscrição mensal com um custo de 100 reais (pouco mais de 23 euros), os «clientes» podem verificar automaticamente quais os números de cartões bancários, roubados ou forjados, que funcionam, indica a companhia de segurança informática.

O CheckerCC tem uma base de dados actualizada de cartões que funcionam e não funcionam, minimizando o número de operações de teste e diminuindo a probabilidade de detecção da fraude.

O serviço é vendido através de publicidade colocada na «Dark Web» pelo seu criador, que dá pelo nome «Fama».

Para verificar as capacidades do serviço CheckerCC, que já conquistou seis centenas de «likes», os interessados podem fazer um breve teste disponível gratuitamente.

O autor tem um perfil no Skype onde menciona o seu primeiro nome, que a Trend Micro pensa ser o nome real.

A Trend Micro afirma que se deverá tratar de um jovem de 17 a 18 anos, que vive em São Paulo, e atribui-lhe outros crimes informáticos, nomeadamente a responsabilidade pelo registo do sítio Internet blackfrindaymarketing.com.br, que é usado para fazer phishing a membros do programa passageiro frequente de uma companhia aérea, e tem mais cerca de 10 domínios maliciosos registados, a maioria recentemente, adianta a companhia de segurança.

A Trend Micro assinala que nesta fase da sua carreira o autor está entusiasmado, mas é inexperiente, tal como a maioria dos que estão no início.

A Trend Micro aconselha todos os detentores de cartões bancários a estarem atentos a pequenos levantamentos ou despesas, que poderão indicar que um cibercriminoso está a fazer testes para saber se o cartão está activo.

Ainda sem comentários