Estudo Oracle diz que nuvem acelera ritmo de inovação

Publicado em 15/02/2016 23:01 em Empresas

Um estudo realizado pela IDG Connect para a Oracle indica que 92% dos responsáveis de empresas considera que a cloud (nuvem) permite acelerar o ritmo de inovação.

A Oracle adianta que 73% dos responsáveis e organizações inquiridos diz que a nuvem contribui para manter os actuais clientes e 76% espera que sirva para ajudar a ganhar novos clientes.

Acrescenta que o relatório da IDG Connect adianta que mais de metade (51%) das empresas espera alcançar um nível de maturidade na nuvem dentro de dois anos e que quase uma em cada cinco (19%) já possui soluções maduras de infra-estruturas de cloud.

O estudo afirma que as preocupações e dúvidas das empresas em relação à migração para a nuvem estão a mudar.

O relatório indica que as preocupações com a segurança da adopção de soluções de cloud híbridos estão a ser substituídas por dúvidas quanto à operacionalidade, nomeadamente a gestão de várias arquitecturas de sistemas de informação e a largura de rede necessária, embora os que estão a desenvolver infra estruturas de cloud privada tenham a segurança como principal preocupação.

Os responsáveis inquiridos apontaram como condições mais importantes para ter êxito na implementação de modelos cloud híbridos são o apoio dos decisores da empresa (29%), a optimização de custos (25% e o desenvolvimento de uma relação sólida com o fornecedor de tecnologias da informação (TI).

Mas a gestão de várias arquitecturas de TI é o principal obstáculo à adopção da cloud híbrida (para 60% dos inquiridos), seguindo-se a largura de banda (57%) e a relação com o fornecedor dessas tecnologias (52%).

Ainda sem comentários