Nokia com crescimento de 6% em 2015

Publicado em 11/02/2016 23:44 em Indústria

A multinacional fabricante de equipamentos e soluções de telecomunicações Nokia anunciou que o volume de negócios das operações continuadas cresceu 6% em 2015, para 12 499 milhões de euros, que equivale a uma redução de 2% a câmbio constante.

Em comunicado de resultados, a Nokia revela que os seus lucros caíram 56%, para 1 194 milhões de euros.

As vendas da área de equipamentos e soluções para redes de telecomunicações, a Nokia Networks, cresceram 3%, para 11 490 milhões de euros, e a facturação da Nokia Technologies, que faz desenvolvimento e detém a carteira de patentes da multinacional finlandesa, aumentou 77%, para 1 024 milhões de euros.

Os resultados operacionais da Nokia subiram 22%, para 1 949 milhões de euros.

A companhia recorda que no quarto trimestre do ano passado concluiu a venda do seu negócio de mapas e navegação por satélite, a HERE, a um consórcio de fabricantes automóveis, e que no primeiro trimestre do ano em curso concluiu a compra de uma posição de controlo no capital da Alcatel-Lucent.

O presidente e CEO da Nokia, Rajeev Suri, citado no comunicado, afirma que 2015 foi outro ano de grande transformação para a Nokia mas, no meio de todas as alterações, a companhia foi capaz de concluir o ano com sólidos desempenhos, tanto na Nokia Networks como na Nokia Technologies.

Destaca que tanto a área de redes móveis como a de redes fixas da Nokia Networks tiveram bons resultados no último trimestre do ano.

Quanto à Nokia Technologies, Suri salienta a valiosa carteira de inovação e propriedade intelectual de que a empresa dispõe, que tem um valor significativo e pode ser rentabilizado.

Acrescenta que as discussões com a Samsung que não estão cobertas pelo processo arbitral (que levou ao pagamento pela Samsung à Nokia de uma quantia não especificada e à obrigação de pagamento de royalties futuros) permitem novas oportunidades de licenciamento numa variedade de sectores, durante 2016 e daí em diante.

Ainda sem comentários