Vendas de iPhone ultrapassaram as de Blackberry - consultora

Publicado em 25/10/2010 00:05 em Equipamentos

As vendas de iPhone, da Apple, ultrapassaram no terceiro trimestre as dos smartphones Blackberry, da canadiana Research in Motion (RIM), e a Apple conquistou o segundo lugar no segmento de smartphones, a seguir à Nokia, segundo a pesquisa da consultora Strategy Analytics.

As vendas de smartphones ultrapassaram ligeiramente os 77 milhões de unidades no terceiro trimestre, com a Nokia a vender 26,5 milhões de terminais e a manter o primeiro lugar no mercado, com uma quota de 34,4%, abaixo da quota de 37,8% registada um ano antes, segundo a Strategy Analytics.

Aquela companhia de estudos de mercado indica que a Apple vendeu 14,1 milhões de iPhone e aumentou a sua quota de mercado para 18,3%, ultrapassando a RIM, que vendeu 12,4 milhões de terminais no seu terceiro trimestre e baixou a quota no mercado de smartphones para 16,1%

Estes números originaram uma troca de galhardetes entre os mais altos responsáveis das companhias norte-americana e canadiana.

O presidente da Apple, Steve Jobs, assinalou que a companhia da maçã ultrapassou a RIM como principal competidor do sistema operativo Android e considerou que o novo sistema operativo da RIM enfrentava dificuldades.

O co-presidente executivo da RIM Jim Balsillie, reagiu com azedume e afirmou na Internet que «os consumidores estão cansados de que a Apple lhes diga o que devem pensar».

Criticou a opção da empresa de Jobs de recusar o Adobe Flash Player, considerando que é importante que os dispositivos suportem o Adobe Flash Player para a qualidade da experiência Web dos consumidores.

Balsillie salientou que o terceiro trimestre da Apple terminou no fim de Agosto, pelo que as vendas não são comparáveis com as do terceiro trimestre da Apple, que terminou no fim de Setembro, mês em que a procura é tradicionalmente maior.

Ainda sem comentários