Microsoft apresentou dispositivos móveis com Windows 10 e um portátil

Microsoft apresentou dispositivos móveis com Windows 10 e um portátilPublicado em 07/10/2015 01:13 em Destaques

A Microsoft apresentou terça-feira o primeiro portátil da marca, os tablets Surface e os smartphones Lumia com o novo sistema operativo Windows 10, que substitui nos telemóveis o Windows Phone.

A Microsoft lançou o novo portátil de alto desempenho Surface Book, que apenas estará disponível nos Estados Unidos e Canadá, com processador Intel i5 ou 17 de sexta geração, sistema operativo Windows 10, sensível ao toque, ultrafino, com autonomia de bateria até 12 horas e ecrã de 13,5 polegadas de alto contraste.

A multinacional apresentou também o novo tablet Surface Pro 4, com 8,4 milímetros (mm) de espessura, ecrã de 12,3 polegadas, processadores Intel core i5 ou i7 de sexta geração e Windows 10.

O Surface Book e o Surface Pro 4 estarão disponíveis para pré-encomenda a 7 de Outubro em mercados seleccionados e chegam aos mercados dos Estados Unidos e Canadá a 26 de Outubro. Em Portugal, o Surface Pro 4 custará a partir de 1029 euros.

A Microsoft apresentou também os novos Lumia 950 e 950 XL, os primeiros Lumia com Windows 10, com tecnologia de quarta geração LTE Advanced.

Os novos smartphones premium da Microsoft, que chegarão a mercados seleccionados em Novembro, permitem continuar as actividades em computadores ou tablets, ligar-se a monitores, ligar-se a teclados e ratos para funcionarem como um computador, dispõem de câmara com tecnologia Pure View de 20 megapíxeisecaptura de vídeo em ultra HD 4K,

O Lumia 550 é um novo smartphone mais acessível, com tecnologia LTE, processador Snadragon «quad core», com um preço de 139 dólares. A companhia indica que o Lumia 550 estará disponível em mercados europeus seleccionados a partir de Dezembro.

A Microsoft anunciou ainda o lançamento nos Estados Unidos a 30 de Outubro, a que se seguirão outros mercados, do seu novo «wearable» Microsoft Band 2, com Windows 10, GPS, monitor cardíaco, funcionalidades de «fitness» e autonomia de bateria para 2 dias.

A multinacional anunciou também o primeiro computador completamente holográfico, o Microsoft HoloLens, que «cria experiências inovadoras que são impossíveis em qualquer outro dispositivo ou plataforma».

A companhia sublinha que as consolas de jogos Xbox com Windows 10 criam novas experiências de jogar. O update gratuito da Xbox One para Windows 10 estará disponível em Novembro para todo o mundo.

A consultora e analista IHS destaca que os novos Lumia 950 e 950 XL são os primeiros smartphones estrela usando hardware moderno lançados no último ano e meio e são os primeiros telefones topo de gama apresentados desde que a Microsoft adquiriu a Nokia.

Acrescenta que o lançamento dos smartphones com Windows 10 foi completamente eclipsado pela apresentação do primeiro portátil da marca, o Surface Book, e do tablet Surface Pro 4, reflectindo o declínio dos smartphones no leque de hardware da Microsoft.

Para a IHS, os novos Lumia 950 e 950 XL têm para a Microsoft uma função semelhante ao que os Nexus têm para o Google: demonstrar as capacidades que aqueles smartphones com Windows 10 têm e o que são capazes de fazer, mas, ao contrário do Android, não há um ecossistema de Windows 10 móvel e a IHS não altera as suas previsões de que os telefones Windows continuarão a ser um produto de nicho com fraca quota de mercado.

Ainda sem comentários