McAfee 2016 protege todos os dispositivos da família

McAfee 2016 protege todos os dispositivos da famíliaPublicado em 02/10/2015 01:46 em Segurança Informática

A Intel Security apresentou hoje a sua linha de 2016 de produtos de segurança informática para o consumo, com a grande novidade de quatro dos cinco pacotes terem licenças ilimitadas para proteger todos os dispositivos de toda a família.

Marc Vos, director europeu de Marketing de produtos de consumo McAfee, salientou que na era da Internet of Things (IoT), em que se espera que haja em 2020 cerca de 25 mil milhões de diferentes dispositivos ligados à Internet, incluindo smart watches e outros wearables, automóveis, televisões e outros dispositivos, a McAfee generalizou as licenças ilimitadas à quase totalidade do seu software.

Adiantou que apenas o produto mais barato (49,95 euros), o McAfee AntiVírus, que apenas protege PC, vem com uma única licença por um ano, enquanto os restantes quatro (preços entre 59,95 euros e 89,95 euros) têm licenças ilimitadas por um ano, o que até agora apenas se verificava com o Live Safe.

O responsável europeu da McAffe indicou que a visão da Intel Security é garantir a protecção de toda a vida digital e incluiu nas versões 2016 do software de segurança para consumo novas funcionalidades e ferramentas para dar resposta às necessidades dos utilizadores e à evolução verificada.

Marc Vos sublinhou que o malware nos computadores pessoais continua a crescer e o malware móvel explodiu, os sítios de phishing atingem todo o tipo de dispositivos ligados à rede e os utilizadores de Mac ou de iPhones e iPads também enfrentam riscos.

Há 362 ameaças a cada minuto, o que significa mais de seis por segundo, precisou.

Observou que o Android, sendo um sistema operativo aberto e de mais fácil adopção pelos fabricantes, é também um alvo mais exposto aos cibercriminosos.

Marc Vos revelou que a McAfee identificou 400 milhões de amostras de malware, um aumento de 13%, o malware móvel cresceu 49%, o comprometimento de dados de empresas cresceu 10% em 2014, no primeiro semestre de 2015 foram enviadas 6 mil milhões de mensagens de spam e os novos endereços Web suspeitos subiram 81%.

O director da McAfee destacou que os utilizadores têm cerca de 19 palavras passe, um terço das quais não é suficientemente forte, e frequentemente os utilizadores usam palavras passe como 123456 ou password, mas alertou que usar nomes de familiares, do cão, do gato ou a marca do carro também não é uma prática segura.

Da mesma forma, é arriscado usar apenas uma palavra passe para todos os sítios Internet ou redes sociais, porque quando os criminosos detectam uma palavra passe experimentam-na em todos os locais a que esse utilizador está ligado.

A Intel Security incluiu nos três pacotes mais completos a ferramenta True Key, desenvolvida por uma empresa especializada adquirida pela Intel, que permite aos utilizadores armazenarem os nomes e as palavras passe e usarem a ferramenta quando pretendem aceder a uma conta, de uma forma segura porque todos os dados estão encriptados e o acesso à aplicação pode ser por reconhecimento facial, impressão digital, dupla verificação ou outros métodos.

O True Key pode gerar automaticamente palavras passe de acesso a sítios Internet e quando o utilizador quer aceder a um sítio ou conta basta abrir o True Key e carregar no ícone dessa conta.

O True Key permite também guardar informação que pode ser precisa em qualquer momento, como números de cartões de crédito ou de outros documentos e que pode ser acedida a partir de dispositivos móveis.

O software McAfee 2016 inclui uma nova Consola de Gestão de Segurança, que verifica a estado de protecção de todos os dispositivos incluídos, apresenta a localização de dispositivos móveis e permite localizar dispositivos perdidos ou roubados, bloqueá-los ou eliminar dados.

A versão 2016 inclui o McAfee Web Advisor, que substitui o Site Advisor e que bloqueia sítios Internet perigosos, analisa os downloads para detectar ficheiros perigosos, alerta para palavras passe fracas e garante que a firewall e o anti-vírus estão ligado.

Uma nova funcionalidade para dispositivos móveis Android permite controlar a utilização da bateria e informar sobre a carga, faz recomendações de poupança de energia e permite uma gestão fácil, indica a McAfee.

Marc Vos revelou que instalação do software McAfee num smartphone e num smart watch permite que o werable avise quando a pessoa se afasta deixando o telefone, pode fazer o telemóvel tocar para o localizar, usar a consola de gestão para ver onde se perdeu a ligação com o smartwatch ou bloquear um dispositivo móvel a partir do smart watch.

Marc Vos destacou que a McAfee continua a dar suporte de segurança a computadores com Windows XP ou Windows Vista e garante suporte técnico 24 horas por dia, sete dias por semana.

Revelou, também, que quem comprou há alguns meses um software de segurança McAfee terá actualizações para as novas funcionalidades e ferramentas e adquire para essas versões o direito a licenças ilimitadas até ao fim do prazo da licença.

Ainda sem comentários