Google lançou hoje dois smartphones Nexus e um tablet

Publicado em 01/10/2015 00:36 em Destaques

O Google apresentou hoje dois novos smartphones da linha Nexus, o Nexus 6P e o Nexus 5X, ambos com o novo sistema operativo Android Marshmallow, e o primeiro tablet Android desenvolvido do princípio ao fim pelo Google, o Pixel C.

Em comunicado, o Google adianta que o Nexus 6P é produzido pela Huawei e é o primeiro com um corpo integralmente em metal, com ecrã de 5,7 polegadas, e que o Nexus 5G é fabricado pela LG e tem um ecrã de 5,2 polegadas.

Adianta que ambos os telemóveis vão estar em breve disponíveis no retalho em Portugal.

Destaca que ambos os dispositivos vêm com câmara fotográfica de 12,3 megapíxeis, com leitor de impressões digitais para acesso mais rápido e seguro ao telefone e suportam o sistema de pagamentos Android Pay.

Acrescenta que o tablet Píxel C, que estará em breve disponível na Google Store, junta os benefícios de um teclado completo à portabilidade de um tablet.

Precisa que os dois componentes se juntam magneticamente e quando se desligam é simples passar da escrita no teclado para um ecrã táctil.

O Google anunciou também uma actualização do Chromecast (dispositivo de transmissão que se liga directamente à porta HDMI de televisores) e o novo Chromecast Áudio, que se liga a altifalantes e colunas permitindo transmitir música, emissões de rádio e podcats a partir de portáteis ou de dispositivos móveis Android e iOS.

A LG anunciou também hoje a colaboração com o Google para produzir o Nexus 5X, que estará equipado com um processador Qualcomm Snapdragon 808 a 1,8 GigaHerz (GHz), tem 32 Gb de armazenamento interno e 2 Gb de memória RAM, traz tecnologia móvel de quarta geração LTE Advanced e grava vídeos Full HD 4K .

Destaca que o sistema de reconhecimento por impressão digital permite desbloquear o Nexus 5X para uso imediato.

Indica que o Nexus 5X estará inicialmente disponível para pré-encomenda na Google Store a partir de 30 de Setembro nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Coreia do Sul e Japão e a partir de 19 de Outubro estará disponível em mais quase quatro dezenas de mercados.

Ian Fogg, director da IHS Technologies, considera que os smartphones que o Google está a lançar fornecem pistas sobre a direcção futura do Android e as prioridades do Google na área móvel: imagem, wearables e pagamentos móveis.

Observa que os Nexus lançados têm um grande foco na imagem (câmaras de 12,3 megapíxeis) para dar suporte ao recentemente lançado Google Photos, e a autenticação por impressão digital é importante para a segurança dos pagamentos móveis.

Fogg destaca também que os fabricantes escolhidos (LG e Huawei) são dos mais adequados para atingir os objectivos da companhia, observando que os dois fabricantes também beneficiarão de um impulso para as suas marcas e maior exposição mediática no mercado.

O director da IHS salienta que, enquanto algumas marcas levam meses ou anos a passar para a última versão do Android, os smartphones Nexus fornecem indicações avançadas sobre as funcionalidades e experiências que só chegarão à maioria dos smartphones seis meses ou um ano mais tarde.

Adianta que a Huawei, que produz o 6P, com maior preço, tem potencial para aumentar a sua visibilidade no mercado dos Estados Unidos e é uma escolha que permitirá relançar o ecossistema do Google na China.

Ainda sem comentários