ISQ lidera projecto internacional sustentabilidade industrial

Publicado em 17/09/2015 00:11 em Destaques

O grupo português ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade anunciou que tem a coordenação do projecto europeu MAESTRI, na área da sustentabilidade industrial, que visa o desenvolvimento de um sistema integrado de gestão de energia e recursos na indústria.

Em comunicado, o ISQ indica que este é o primeiro projecto com coordenação portuguesa no programa SPIRE – Processo sustentabilidade industrial, terá uma duração de quatro anos e um orçamento de 6 milhões de euros, 2 milhões de euros dos quais associados à participação portuguesa.

O programa será desenvolvido por um consórcio de 15 entidades de cinco estados membros da União Europeia (Portugal, Alemanha, Itália, Reino Unido e Polónia), que inclui tambéma tecnológica portuguesa Microprocessador, que desenvolve software industrial.

O MAESTRI visa promover a sustentabilidade industrial no contexto europeu e tem como objectivo conseguir uma poupança de 20% na energia e recursos consumidos pela indústria.

O ISQ indica que o projecto visa o desenvolvimento de um sistema integrado de gestão de energia e recursos na indústria, assente em metodologias inovadoras, em estratégias de incorporação de princípios de ecoeficiência e de melhoria contínua de toda a organização industrial.

Os desenvolvimentos do projecto serão testados em quatro unidades industriais, duas das quais portuguesas, a fábrica de componentes automóveis MCG – Manuel da Conceição Graça e a fábrica de injecção de peças plásticas GLNPlast, e duas empresas alemãs.

Ainda sem comentários