Intel quer ser actor chave na IoT e futuro 5G móvel

Publicado em 24/08/2015 00:00 em Geral

A multinacional líder no fabrico de microprocessadores posicionou-se como um actor chave em tecnologias de telecomunicações de nova geração como a Internet das Coisas (IoT, na sigla inglesa) e a futura tecnologia móvel 5G, segundo a newsletter Telecoms.com.

O Forum da Intel de Desenvolvedores de Aplicações (IDF) tradicionalmente foca se na área dos processadores, que continua a ser o principal negócio da multinacional.

Mas desde que em 2013 a Intel formou o IoT Business Group a companhia norte americana começou a apostar mais em áreas de diversificação, como a IoT, depois de ter falhado os seus objectivos de liderança na área dos chipsets para dispositivos móveis.

A Intel destaca que muito do êxito da IoT depende de como serão usados os dados dos novos dispositivos ligados à Internet e expandiu um programa de desenvolvedores de IoT associado à inovação nesta área nascente.

Bill Pearson, director do programa de desenvolvedores de IoT da Intel, citado pela Telecoms.com, indica que «a introdução do ‘Intel IoT Commercial Developer Kit’ faz parte da evolução para fornecer uma solução completa e escalável para os desenvolvedores de IoT que lhes permita passar da fase de protótipos para o produto» e facilite a inovação.

No Fórum, a Intel apresentou também um programa ligado ao desenvolvimento da tecnologia móvel de quinta geração (5G), para acelerar a inovação e interoperabilidade das redes de telecomunicações envolvendo companhias como a Nokia, Ericsson, Verizon, Ntt DoCoMo e SK Telecom.

Ainda sem comentários