Intel e Micron anunciam nova tecnologia de memória 3D XPoint

Publicado em 04/08/2015 00:03 em Destaques

A Intel anunciou que vai produzir em conjunto com a Micron Technology o 3D XPoint, uma nova classe de tecnologia não volátil que pode permitir velocidades até mil vezes mais rápidas do que as obtidas com a tecnologia de memória não volátil NAND.

Em comunicado, a Intel sublinha que esta é a primeira nova categoria de memória criada nos últimos mais de 25 anos, desde o surgimento das memórias NAND em 1989.

A multinacional indica que a nova tecnologia de memória, até 10 vezes mais densa do que as memórias convencionais, foi desenvolvida pelas duas companhias com novos materiais compostos únicos e uma arquitectura nova, observando que um único módulo pode armazenar 128 gigabytes de dados.

A Intel sublinha que a explosão de dispositivos ligados à rede e de serviços digitais geram enormes quantidades de dados os quais, para serem úteis, devem ser guardados e analisados muito rapidamente.

Garante que a tecnologia 3D XPoint combina o desempenho, densidade, poder, não volatilidade e vantagens de custo em relação a todos os tipos de memória actualmente disponíveis no mercado.

Rob Crooke, vice-presidente sénior da Intel, citado no comunicado, destaca que durante décadas a indústria procurou formas de reduzir o desfasamento entre a crescente velocidade dos processadores e a velocidade das memórias para permitir análises de dados muito mais rápidas, objectivo que é atingido com esta nova classe de memórias.

Mark Adams, presidente da Micron, acrescenta que uma das mais importantes barreiras na computação moderna é o tempo que os processadores precisam para retirar os dados das memórias e esta «nova tecnologia revolucionária» permite rápido acesso a grandes quantidades de dados e torna possíveis aplicações inteiramente novas.

As companhias indicam que amostras da tecnologia 3D XPoint estarão disponíveis no fim de 2015 para clientes seleccionados e a Intel e a Micron vão desenvolver produtos individuais baseados na tecnologia.

A Intel é uma multinacional líder no fabrico de processadores e semicondutores e a Micron Technology é uma companhia líder no fabrico de sistemas avançados de semicondutores e produz memórias NAND, DRAM e NOR Flash.

Ainda sem comentários