Microsoft lançou hoje Windows 10 em Portugal mais 190 países

Publicado em 29/07/2015 23:17 em Destaques

A Microsoft lançou hoje o Windows 10, que apresenta como uma nova geração do sistema operativo (SO) da companhia, em 190 países, entre os quais Portugal, com actualização gratuita para quem tem uma versão genuína do Windows 7, 8 ou 8.1.

Quem tem os sistemas operativos citados, poderá fazer a actualização gratuita durante 12 meses, até 29 de Julho de 2016, anuncia em comunicado a Microsoft, que precisa que essa actualização será válida durante todo o tempo de vida do dispositivo.

A companhia revela que quem actualizar para Windows 10 utilizando esta oferta gratuita, pode fazer a sua reinstalação no mesmo dispositivo sem pagar nada e observa que pode inclusivamente criar um suporte de dados de instalação num DVD ou numa pen USB.

A Microsoft afirma que o Windows 10 «é o Windows mais seguro de sempre, com actualizações permanentes, tanto de segurança como de novas funcionalidades», e está disponível para uma vasta gama de dispositivos: computadores, tablets, smartphones, Raspberry Pi, Xbox One e Hololens.

Terry Myerson, vice-presidente executivo responsável pelo grupo Windows e Devices (smartphones Microsoft e tablets Surface), citado em comunicado, salienta que o novo sistema operativo teve contribuições de mais de 5 milhões de utilizadores que o usaram durante a fase de desenvolvimento.

A Microsoft indica que o Windows 10 permite uma interacção natural com os computadores, por voz, caneta e gestos, tem novos Windows Defender e Smart Screen para ajudar a proteger os dispositivos contra malware, inclui o Windows Hello, que permite iniciar a sessão mais rapidamente por reconhecimento biométrico (para quem tenha hardware adequado), dispensando palavra passe.

O Windows 10 traz o assistente digital pessoal Cortana, que estará futuramente disponível em português europeu (actualmente só está acessível para os Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Itália, Alemanha e Espanha), um novo navegador Internet, o Microsoft Edge, integra a aplicação Xbox, que transporta a experiência da consola da Microsoft para o computador e o software Continuum, que optimiza a transição entre o modo «touch screen» e de ambiente de trabalho.

A multinacional adianta que o novo SO traz como aplicações pré-instaladas o Photos, Maps, a nova aplicação de música Groove.

O One Drive, para armazenar a informação na nuvem, facilita a partilha de ficheiros e a sua utilização e/ou actualização em todos os dispositivos do utilizador, precisa.

A aplicação Microsoft Phone Companion permite aos telefones com Windows Phone, mas também aos iPhone e smartphones Android, trabalhar sem problemas com dispositivos com sistema operativo Windows 10.

O One Note vem pré-instalado no novo sistema operativo, para facilitar a tomada de apontamentos digitais.

A Microsoft anuncia que as novas aplicações Office Mobile para tablets com o Windows 10 ficam também disponíveis a partir de hoje.

A versão do Windows que marca o regresso do Menu Iniciar, marca também o fim do Windows Media Center, que deixa de estar disponível com o Windows 10. Mas a Microsoft indica que vai fornecer uma aplicação gratuita de reprodução de DVD para quem utilizava o Windows Media Center.

A multinacional garante que o Windows 10 está preparado para implementações empresariais e vai ajudar as empresas a protegerem-se de ciberataques, permitir uma excelente experiência aos trabalhadores e disponibilizar uma plataforma que mantém as empresas actualizadas com a mais recente tecnologia.

Acrescenta que o Windows 10 «inclui segurança de nível empresarial» que permite substituir palavras passe por opções mais seguras, proteger dados e identidades da empresa e executar apenas o software de confiança, além de novas ferramentas de gestão que simplificam a gestão de dispositivos e reduzem custos.

Com o sistema operativo único para todos os dispositivos, surge também uma loja de aplicações única, a Loja Windows que permite obter aplicações, jogos, filmes, programas de TV e música para todos os dispositivos Windows.

A Microsoft garante que todos os conteúdos da Loja Windows são certificados pela Microsoft para ajudar a manter os dispositivos mais protegidos.

A Microsoft indica que, a partir de hoje, as pessoas que reservaram a actualização para o Windows 10 serão notificados por vagas quando a versão estiver pronta a instalar.

As organizações com licenciamento de volume podem actualizar a partir de 1 de Agosto para o Windows 10 Enterprise ou Windows 10 Educação.

A Microsoft indica que dezenas de milhares de lojas de retalho especializadas em todo o mundo estão aptas para apoiarem a actualização para o Windows 10 dos utilizadores dos sistemas mais antigos.

Em Portugal, isso é possível no Auchan, El Corte Ingles, FNAC, Rádio Popular, Staples e Worten, com um custo a partir de 19 euros. Para computadores novos que ainda não tragam o Windows 10, essa assistência é gratuita.

A partir de 20 de Agosto estará disponível nas principais cadeias de retalho a versão integral do Windows 10, para instalação de raiz. O preço não é indicado.



O Falar de Economia e Tecnologia colocou à Microsoft várias questões cuja resposta considera útil para os seus leitores mas não obteve esses esclarecimentos em tempo útil. Logo que os receba, deles fará notícia.

Ainda sem comentários