S21sec detecta primeiro «ransomware» móvel propagado por email

Publicado em 29/06/2015 23:57 em Segurança Informática

A empresa especializada em segurança informática S21sec anunciou que detectou a primeira amostra de «ransomware» (malware que permite bloquear remotamente dispositivos) móvel enviada por correio electrónico para equipamentos móveis.

Em comunicado, a S21sec assinala que o «ransomware» já existia em equipamentos móveis mas até agora instalado por descarregamento de aplicações maliciosas.

Indica que através de uma mensagem electrónica em inglês, que se faz passar por uma actualização de aplicações ou, alguns casos, por um leitor de vídeos, é instalado o malware que permite bloquear o dispositivo móvel (smartphone, tablet), solicitando um pagamento de multa por visualização de páginas proibidas.

Estas mensagens electrónicas são reenviadas para todos os que constam da lista de contactos da vítima, o que potencia um grande aumento dos utilizadores afectados porque a mensagem surge como se enviada por um contacto conhecido.

A S21sec alerta para que normalmente não são enviadas aplicações móveis por correio electrónico e adverte os utilizadores de aplicações móveis para que devem certificar-se da fiabilidade das lojas de aplicações antes de as descarregarem.

Ainda sem comentários