Planeta excedeu 500 milhões linhas fixas de banda larga

Publicado em 05/10/2010 22:31 em Destaques

O planeta tem actualmente mais de 500 milhões de linhas de rede fixa de banda larga, instaladas em residências e empresas, segundo a consultora Point Topic, que indica que os primeiros 500 milhões demoraram 11 anos a conseguir.

A Point Topic salienta que a Internet aproximou os povos e países, melhorou a educação e a saúde e fez avançar a investigação científica e tecnológica com novos padrões de cooperação.

Aquela consultora estima que em 2020 a banda larga, fixa e móvel, esteja disponível para quase toda a população do planeta, prevendo que os grandes crescimentos nos próximos anos incidam em países emergentes muito populosos como a Índia, Brasil, Rússia e México.

Salienta que o desenvolvimento da tecnologia ADSL (Asynchronous Digital Subscriber Line) nos anos noventa, permitindo fornecer banda larga sobre o par de fios telefónicos de cobre tradicionais, contribuiu para a massificação e o grande desenvolvimento da banda larga.

O desenvolvimento e massificação das tecnologias da comunicação nos países emergentes contribuiu para o grande aumento dos subscritores de banda larga, tal como da telefonia móvel, e 2007 é o marco em que a China ultrapassou os Estados Unidos relativamente ao número de acessos à banda larga.

Nos mercados maduros, onde o potencial de crescimento da banda larga é menor do que nos países emergentes, o investimento centra-se agora no fornecimento de maiores larguras de banda e na tentativa de que os consumidores aumentem a utilização dos serviços de valor acrescentado proporcionados pelo aumento de capacidade.

Ainda sem comentários