Milhões de utilizadores usam ainda Windows Server 2003

Publicado em 24/06/2015 00:44 em Segurança Informática

A empresa de segurança informática Trend Micro salienta que vários milhões de utilizadores continuam a usar o sistema operativo empresarial Windows Server 2003, a que a Microsoft deixará de dar suporte no dia 14 de Julho.

A Trend Micro indica que as estimativas sobre o número de utilizadores activos de Windows Server 2003, lançado pela Microsoft há mais de 12 anos, oscilam entre os 2,6 milhões e os 11 milhões de utilizadores.

A companhia de segurança destaca que, ao contrário do Windows XP, um sistema operativo para PC que deixou de ter suporte da Microsoft no ano passado, o Server 2003 é um sistema operativo para servidores e que ainda é largamente usado para funções centrais de negócios e aplicações críticas.

A Trend Micro salienta que o fim do suporte do fabricante a um sistema operativo como o Server 2003 significa que as organizações têm de se preparar para lidarem com a falta de actualizações de segurança, e de correcção de vulnerabilidades e «bugs».

Durante a sua vida útil, o Server 2003 enfrentou 403 vulnerabilidades, mais de um quarto (27%) das quais eram vulnerabilidades de execução de códigos remotos.

A companhia destaca que, sem actualizações de segurança, as empresas podem enfrentar um grande buraco na segurança dos seus servidores e antecipa que, sendo previsíveis adiamentos na migração para um novo sistema operativo, os cibercriminosos estarão a procurar activamente servidores com sistemas operativos sem suporte.

Ainda sem comentários