Wi-Fi representará mais 60% tráfego móvel dados em 2019

Publicado em 24/06/2015 00:17 em Geral

A consultora Juniper prevê que em 2019 as redes Wi-Fi representem mais de 60% do tráfego móvel de dados a nível mundial gerado por smartphones e tablets e atinjam mais de 115 mil petabytes (Pb), o equivalente a 115 milhões de milhões de megabytes (Mb).

A previsão significa multiplicar por quatro o volume de dados móveis gerado por tablets e smartphones transportado no ano em curso pelas redes Wi-Fi.

A Juniper estima que em, 2015 o consumo de dados dos smartphones seja duplo do tráfego de dados gerado por tablets.

A consultora estima que em 2019 o tráfego móvel total gerado por tablets e telemóveis exceda os 197 mil Petabytes.

O estudo alerta para que o Wi-Fi traz problemas para os operadores de telecomunicações relativamente à implementação efectiva da tecnologia e ao retorno do investimento (ROI).

Nitin Baas, researcher da Juniper e autor do relatório, afirma que os operadores precisam de implantar as suas próprias redes Wi-Fi em zonas problemáticas ou fazer parcerias com operadores e agregadores de Wi-Fi.

A Juniper antecipa que em 2019 a Europa Ocidental e a América do Norte representarão mais de metade do tráfego móvel de dados, mas os países em desenvolvimento deverão experimentar fortes crescimentos de tráfego nos próximos cinco anos, em particular no subcontinente indiano, onde já se verificam crescimentos anuais próximos de 100%.

Ainda sem comentários