Vodafone Portugal é primeiro operador com tecnologia LTE FDD/TDD agregada em rede comercial

Publicado em 23/06/2015 23:13 em Destaques

As multinacionais sueca Ericsson e britânica Vodafone anunciaram hoje que a Vodafone Portugal é o primeiro operador do mundo a implementar LTE FDD/TDD numa rede comercial, com tecnologia Ericsson e Qualcomm.

Em comunicado, a multinacional fabricante de equipamentos de redes de telecomunicações Ericsson sublinha que a Vodafone Portugal será a primeira a aproveitar as vantagens de uma convergência da rede de quarta geração e com integração das portadoras LTE FDD/TDD, com tecnologia da Ericsson e da Qualcomm.

Acrescenta que «a integração da tecnologia TDD (Time Division Duplex) na rede FDD (Frequency Division Duplex) já instalada vai potenciar significativamente a capacidade total de descarregamento de dados e melhorar toda a experiência de banda larga móvel dos subscritores».

Per Navinger, responsável pela área de LTE na Ericsson, sublinha que «a combinação do TDD com o espectro FDD de baixa frequência vai melhorar a área de cobertura de alta frequência TDD» e melhorar significativamente a taxa de transferência global no downlink.

Navinger garante que, «com a disponibilidade global do espectro TDD, encaramos a agregação de portadores FDD/TDD como uma tecnologia chave para os clientes melhorarem ainda mais a sua experiência de utilizador».

A implementação experimental na rede de quarta geração da Vodafone Portugal foi feita utilizando 15 MegaHertz (MHz) de banda FDD 1800 e 20 MHz de banda TDD 2600.

Segundo especialistas, o FDD/TDD oferece o melhor de dois mundos, com o FDD a usar frequências distintas para o downlink e uplink e o TDD a alternar o download e upload na mesma frequência.

Ainda sem comentários