IDC prevê que vendas de «wearables» quase tripliquem em 2015

Publicado em 22/06/2015 01:22 em Equipamentos

A consultora e analista de mercados IDC prevê que as vendas de «wearables» atinjam os 72,1 milhões de equipamentos em 2015, quase triplicando as vendas do ano passado, com um aumento de 173,3%.

O relatório da IDC admite que as vendas de «wearables» atinjam 155,7 milhões em 2019, o que significa um aumento médio anual acumulado (CAGR, na sigla inglesa) de 42,6%

O estudo antecipa que este ano sejam vendidos 39 milhões de «wearables» básicos, um aumento de 76%, acima dos 33,1 milhões de «wearables» inteligentes, que, contudo, crescem 683%, para quase oito vezes mais do que no ano passado.

A analista de mercados espera que em 2019 se vendam 89,4 milhões de «wearables» inteligentes, o que corresponde a um CAGR de 84,1%, excedendo as vendas de «wearables» básicos, que não deverão ir além de 66,3 milhões, um crescimento médio anual de 24,5%.

Jitesh Ubrani, analista sénior da IDC, assinala que a procura de «wearables» básicos (aqueles que não correm aplicações de terceiras partes) foi enorme em 2014 e deverá continuar a progredir em 2015, com fabricantes como a Fitbit e a Xiaomi a apresentarem equipamentos com custos abaixo dos 100 dólares.

Mas prevê que a partir de 2016 os «wearables» inteligentes, aqueles que correm aplicações de terceiras partes, assumam a liderança do mercado.

Ubrani observa que «wearables» inteligentes com o Apple Watch ou o Microsoft Hololens indicam uma mudança futura nos dispositivos com capacidades computacionais e que a evolução dos «wearables» básicos para os inteligentes abre um mundo de oportunidades para os fabricantes de equipamentos e de acessórios e para os desenvolvedores de aplicações.

Ramon Llamas, gestor da área de «wearables» da IDC, adianta que o crescimento do mercado dos «wearables» inteligentes aponta para uma batalha entre plataformas concorrentes, como o Android Wear, o Watch OS e o Tizen, que estão a evoluir para novas interfaces de utilizador, experiências de utilizador e aplicações.

Ainda sem comentários