Google anunciou hoje nova versão do Google Trends

Publicado em 17/06/2015 22:45 em Internet

O gigante Internet Google anunciou hoje uma nova versão do Google Trends, com novas funcionalidades, e indicou que Portugal está incluído no primeiro grupo de 28 países que, já a partir de hoje, têm acesso à nova versão.

Um post de Nemo Tamir, engenheiro de software da multinacional, publicado no blogue oficial do Google, indica que esta é a maior expansão do Google Trends desde 2012 e torna possível encontrar informação em tempo real sobre tudo, desde os mais importantes acontecimentos políticos aos momentos culturais relevantes, e ter rapidamente informação sobre as grandes «estórias» que as pessoas mais estão a procurar na Net.

Tamir salienta que é agora possível explorar minuto a minuto a informação em tempo real por trás de mais das mais de 100 mil milhões de pesquisas que ocorrem mensalmente no motor de busca do Google, proporcionando uma visão mais profunda dos tópicos que despertam maior atenção.

Observa que durante grandes acontecimentos, como por exemplo a noite dos Óscares, é possível seguir as histórias que as pessoas mais procuram ou saber quais as zonas do mundo onde o evento despertou maior interesse.

Tamir destaca que no novo sítio Internet Google.com/trends é possível encontrar em tempo real uma lista hierarquizada dos temas que estão a ganhar expressão no motor de busca líder mundial.

O Google Trends permite escolher as áreas mais procuradas por país, numa lista de países que inclui Portugal, e as questões mais focadas numa lista de categorias que integra «ciência e tecnologia», «desportos», «empresas», «entretenimento», «notícias principais» e «saúde».

O sistema permite também seleccionar as tendências de pesquisa por país e pedir para receber alertas e admite pesquisas de maior profundidade em temas de nicho ou por regiões de um país.

O Google garante que vários jornais, como o «Washington Post» ou o «The Guardian» ou a estação de televisão HLN estão a utilizar informação do Google Trends para a sua produção.

Ainda sem comentários