Microsoft anuncia que Windows 10 fica disponível a 29 de Julho

Publicado em 02/06/2015 00:40 em Destaques

A Microsoft anunciou hoje que o novo Windows 10 estará disponível a partir de 29 de Julho para download gratuito em 190 países para utilizadores dos sistemas operativos Windows 7 ou Windows 8.1 em PC e tablets.

Em comunicado, a multinacional garante que centenas de milhões de pessoas em todo o mundo terão acesso gratuito à actualização para Windows 10 e anuncia que a partir de hoje os clientes podem reservar a sua actualização.

«O Windows 10 é uma nova geração do Windows desenvolvida para permitir aos utilizadores fazer grandes coisas», garante Terry Myerson, vice-presidente corporativo da Microsoft.

A Microsoft diz que o Windows 10 é o melhor sistema operativo de sempre, trazendo de volta o botão «start menu», que as pessoas conhecem e de que gostam, permite encontrar facilmente ficheiros aplicações e favoritos, tem um início rápido e poupa as baterias.

Indica que o novo sistema operativo se adapta a uma experiência mais pessoal e que o assistente pessoal digital Cortana [que no lançamento estará disponível apenas nalguns mercados] aprende as preferências do utilizador, faz recomendações relevantes e facilita o acesso à informação por voz ou escrita.

O comunicado internacional da Microsoft não explicita se o Cortana estará disponível em Portugal desde a data de lançamento.

O novo Windows Hello, que surgirá também com o Windows 10, permite o acesso ao computador com autenticação biométrica, dispensando palavra passe, desde que o PC disponha de uma câmara de infravermelhos adequada para reconhecimento facial ou da íris ou de um leitor de impressões digitais.

Além de permitir a interacção tradicional com os utilizadores via rato ou teclado, o Windows 10 suporta interacções mais naturais como a voz, caneta ou gestos, precisa a Microsoft.

Tal como já tinha anunciado anteriormente, a Microsoft adianta que o Windows 10 ficará disponível no final do ano para outros dispositivos, como smartphones com Windows Phone ou consolas Xbox.

Ainda sem comentários