Cooperativa GDA apresenta plataforma gestão direitos dos artistas

Publicado em 29/05/2015 00:15 em Internet

A Cooperativa GDA apresentou hoje em Lisboa uma plataforma de gestão dos direitos dos artistas, com tecnologia da empresa portuguesa Outsystems, que permite gerir de forma integrada os direitos de propriedade intelectual dos artistas.

A GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes e Executantes é uma entidade sem fins lucrativos com 5 500 cooperadores que tem por objecto a gestão, cobrança e distribuição dos direitos intelectuais de cerca de 600 mil artistas, portugueses e estrangeiros.

A nova plataforma de tecnologia portuguesa, desenvolvida em cinco meses por uma equipa da GDA e da Outsystems, é composta por um portal para artistas, um portal para organizações congéneres e uma plataforma de serviços que faz a gestão do reportório e direitos.

Luís Sampaio, vice-presidente da direcção da GDA, assinalou que cada artista tem um acesso pessoal protegido por login a palavra passe, onde pode actualizar os seus dados pessoais, declarar o seu repertório e consultar as suas remunerações.

Acrescentou que este sistema permite integrar a informação de forma mais transparente, que os cooperadores participem na gestão dos seus direitos e processos mais rápidos e ágeis.

A plataforma garante um sistema de informação único, integrado, transparente e escalável que possibilita automatizar e simplificar os processos de gestão e cobrança dos direitos e distribuição da remuneração desses direitos, indicaram.

A GDA destaca que é difícil encontrar no mercado de tecnologias de informação soluções específicas para a área dos direitos dos artistas, mesmo a nível internacional.

Ainda sem comentários