Google anuncia que «Street View» está em todos os continentes

Publicado em 05/10/2010 22:20 em Internet

A Google anunciou que a sua funcionalidade «Street View», está já disponível para todos os continentes depois de passar a incluir a Irlanda, Brasil e Antártida.

Em comunicado, a Google recorda que em Maio de 2007 lançou o «Street View» em cinco cidades dos Estados Unidos com imagens panorâmicas a 360º das ruas dessas cidades (captadas por viaturas com várias câmaras de filmar).

A Google sustenta que esta funcionalidade permite estar em casa a passear virtualmente pelas praias de Copacabana (Rio de Janeiro) ou pelas paisagens geladas da Antártida, ver como é um restaurante onde se pensa ir ou explorar um bairro antes de se deslocar lá.

Mas os seus detractores consideram que a captação das imagens colide com o direito à privacidade, ao permitir identificar pessoas a passear nessas ruas ou a uma janela.

Recentemente a Google tentou recomeçar a captar imagens para o «Street View» em Portugal, mas a Comissão Nacional de Protecção de Dados Pessoais (CNPD) opôs-se por considerar que não está garantida a privacidade de pessoas.

A multinacional líder em motores de busca defende-se garantindo que as imagens de pessoas que são reconhecíveis são distorcidas, mas tem sido acusada de não o garantir a 100% e surgirem pessoas reconhecíveis naquela funcionalidade.

Ainda sem comentários