Vendas de telemóveis atingiram 445 milhões primeiro trimestre

Vendas de telemóveis atingiram 445 milhões primeiro trimestrePublicado em 30/04/2015 00:38 em Indústria

A analista de mercados Strategy Analytics estima que as vendas mundiais de telemóveis subiram 8,1% homólogos nos três primeiros meses do ano em curso, para 445,1 milhões de unidades.

As estimativas da IDC, também divulgadas na quarta-feira, apontam para um decréscimo de 0,1% nas vendas totais de telemóveis, para 458,9 milhões.

Os números de vendas totais não serão muito discrepantes tendo em conta que se trata de estimativas preliminares.

A Strategy Analytics salienta que os smartphones representaram cerca de quatro quintos dos telemóveis vendidos no primeiro trimestre de 2015.

A analista indica que a Samsung manteve a liderança global das vendas de telemóveis, com 99,0 milhões de unidades vendidas (menos 12,4%) e ficou com uma quota de mercado de 22,2%, uma redução de 5,2 pontos percentuais (pp).

A Apple, que apenas fabrica os iPhone e não produz telefones tradicionais, vendeu 61,2 milhões de smartphones, um aumento de 40,0%, com um fortíssimo crescimento na China, e a sua quota de mercado cresceu mais de 3 pp, para 13,7%, consolidando o segundo lugar mundial.

A Strategy Analytics estima que as vendas da Microsoft/Nokia caíram 28,3% homólogos no primeiro trimestre, para 33,7 milhões de unidades, e a sua quota de mercado baixou 3,8 pp, para 7,6%, segurando, contudo, o terceiro lugar mundial.

As três maiores marcas mundiais, que no primeiro trimestre do ano passado representavam praticamente metade das vendas globais de telemóveis, baixaram a sua quota conjunta para 43,6%, segundo as estimativas da analista de mercados.

Ainda sem comentários