Vodafone poderá comprar Cabovisão, imprensa internacional

Publicado em 22/04/2015 22:56 em Destaques

A multinacional britânica Vodafone poderá comprar à Altice a Cabovisão, que a companhia francesa está obrigada pela Comissão Europeia (CE) e vender no âmbito da compra da PT Portugal à Oi.

A Comissão Europeia (CE) aprovou segunda-feira a venda da PT Portugal à Altice, sujeita ao desinvestimento da Altice nas suas filiais Cabovisão e Oni.

A Cabovisão é uma companhia de telecomunicações que distribui televisão por cabo e outros serviços de rede fixa, principalmente a consumidores, e a Oni é um operador de telecomunicações empresariais, que dispõe também de um centro de dados.

Em comunicado, a CE exprimia o receio de que, sem estes «remédios», a entidade resultante da concentração tivesse uma pressão concorrencial insuficiente por parte dos restantes operadores de comunicações fixas presentes no mercado português, podendo levar a um aumento de preços para os clientes.

A newsletter Telecoms.com cita um relatório do Financial Times que indica que a Vodafone é uma das companhias interessadas no operador português de televisão por cabo Cabovisão, um rumor corroborado pela agência de notícias económicas Bloomberg.

Embora a Vodafone tenha declinado comentar estas informações, é largamente conhecido que a multinacional britânica pretende alargar a sua presença em Portugal, nomeadamente nas telecomunicações fixas, onde está a fazer um significativo investimento na rede de fibra óptica.

A Vodafone Portugal é o segundo maior operador de serviços móveis do país mas nos serviços fixos, embora registando um significativo crescimento, está longe da quota de mercado do Meo (marca da PT Portugal) e da NOS.

Ainda sem comentários