Autoridades internacionais neutralizaram «botnet» Beebone

Publicado em 14/04/2015 00:14 em Segurança Informática

A empresa de segurança informática Sophos indicou que as autoridades internacionais neutralizaram o sofisticado «botnet» Beebone e eliminaram mais de uma centena de domínios utilizados para comunicar com os computadores infectados.

Assinala que os computadores controlados pelos cibercriminosos, pelo menos 12 mil, estão agora ligados o Centro Europeu de combate ao cibercrime, da Europol, que está a ajudar as vítimas a limpar o malware, uma actuação levada a cabo em colaboração com o FBI.

As autoridades estimam que o número de computadores infectados será muito superior aos 12 mil identificados.

O Beebone é um malware polimórfico, isto é, que se modifica constantemente para evitar ser detectado, e usa uma sequência diferente de instruções de programas que permite evitar que dois ficheiros maliciosos sejam exactamente iguais.

É baseado em código Visual Basic, permite aos piratas informáticos controlar os computadores e mandá-los fazer download de malware que infecta os computadores, como cavalos de Tróia bancários, software espião, programas que roubam ID e palavras passe ou «ransomware» (programas que anulam o funcionamento dos computadores para pedir resgates financeiros para o computador eventualmente voltar a funcionar).

O Beebone tem, inclusivamente, capacidade para identificar programas que visam detectá-lo e procurar bloquear a sua acção.

Ainda sem comentários