Receitas apps móveis atingirão 99 mil milhões dólares em 2019

Publicado em 02/04/2015 01:27 em Geral

As receitas de aplicações móveis para smartphones e tablets deverão ascender a 99 mil milhões de dólares (92 mil milhões de euros) em 2019, prevê a consultora a analista de mercados Juniper Research.

O relatório da Juniper antecipa que no período 2015/2019 os jogos continuarão a ser a principal fonte de receitas das lojas de aplicações móveis, mas os maiores crescimentos de facturação virão das aplicações «lifestyle» e dos livros electrónicos.

A Juniper admite que uma proporção significativa da actividade de encontros online migrará para o móvel e que a maioria do crescimento desse sector deverá acontecer através de smartphones.

A consultora sublinha que as apps de navegação continuam a facturar bem e que há uma tendência para o modelo de pagamento por download, mas muitas apps facturam um preço único alto, da ordem dos 50 dólares (46,50 euros).

A Juniper sustenta que há uma tendência para as apps de navegação evoluírem para um modelo de subscrição.

O relatório prevê que em 2015 serão efectuados 235 mil milhões de downloads de apps móveis, com a chinesa Baidu a afirmar-se como a segunda maior loja de aplicações móveis a seguir ao Google, e adianta que actualmente apenas 1% dos downloads de aplicações são pagos.

O estudo revela que poucos operadores de redes de telecomunicações mantêm lojas de aplicações móveis e as que subsistem representam menos de 2% do total mundial de downloads de apps.

Ainda sem comentários