Fibra da Vodafone Portugal chega a 1,6 milhões de casas

Publicado em 12/03/2015 23:52 em Operadores / Serviços

A Vodafone Portugal anunciou que a sua rede de fibra óptica abrange potencialmente 1,6 milhões de lares e empresas e deverá aumentar para 2,1 milhões até ao fim de 2015.

Em resposta ao Falar de Tecnologia, a Vodafone Portugal indica que no cumprimento do seu plano de investimento de 500 milhões de euros, iniciado em 2014, terá até ao fim do ano «uma cobertura muito expressiva do país», que ultrapassa as zonas urbanas e «chega às mais remotas, como Marvão, Valpaços e Macedo de Cavaleiros».

Acrescenta que o plano de expansão da rede fixa prossegue «com o objectivo de atingir uma cobertura de âmbito nacional com a sua rede de fibra de última geração».

A Vodafone lançou hoje uma campanha de comunicação para divulgar a expansão da sua rede de fibra óptica de última geração, «mudando tecnologicamente as suas comunicações».

Em comunicado, a Vodafone Portugal garante que estão a ser introduzidos nas casas e empresas clientes do serviço Vodafone Fibra dispositivos avançados «que permitem com um único equipamento chegar a velocidades até 1 gigabit por segundo» (Gbps), beneficiando de um serviço mais rápido.

Observa que no segmento empresarial, a sua rede de fibra óptica possibilita às empresas acesso a serviços suportados numa rede com velocidades simétricas (iguais velocidades de «download» e «upload») e garantidas.

A companhia indica que nos dois anos do seu plano de renovação e expansão da rede, que termina em Março de 2016, chegará a um investimento de 500 milhões de euros nas redes de fibra óptica e móvel.

A Vodafone Portugal cita um documento do grupo de telecomunicações britânico em que se insere onde se estima que em 2013/2014 o grupo contribuiu com 443 milhões de euros para a geração de riqueza em Portugal.

Ainda sem comentários