Fujitsu desenvolve protótipo telemóvel identificação pela Iris

Publicado em 03/03/2015 19:13 em Outras Tecnologias

A multinacional japonesa de tecnologias Fujitsu anuncia que desenvolveu um protótipo de smartphone com sistema de identificação pela íris, que permite desbloquear o equipamento apenas olhando para o seu ecrã.

Em comunicado, a Fujitsu que este será um método de autenticação de próxima geração, mais fácil de utilizar do que a leitura da impressão digital e mais seguro do que os actuais sistemas de password.

Assinala que a autenticação pela íris pode ser usada também para entrar em serviços Web sem necessidade de ID e palavra passe, garantindo um acesso seguro e simples.

A companhia japonesa salienta que os métodos existentes de autenticação pela íris não têm uma dimensão nem um desempenho que permita a sua utilização com smartphones, observando que a autenticação que desenvolveu é feita a uma distância normal de visualização de telemóveis e não com os cerca de 10 com utilizados nos sistemas já existentes.

Indica que desenvolveu ao longo de vários anos um LED de infravermelhos de alta capacidade e uma câmara de infravermelhos que, combinados com a tecnologia de controlo da câmara e a de autenticação biométrica, permitem uma identificação pela íris de alta fiabilidade que poderá ser usada em quase todas as situações do dia-a-dia.

A Fujitsu sublinha que o novo método de autenticação pela íris poderá ser usado para outros dispositivos e ter uma gama de utilizações mais alargada.

Ainda sem comentários