Quase 30 milhões de casas europeias com fibra óptica

Publicado em 02/03/2015 01:34 em Geral

O número de residências europeias com fibra até casa (FTTH) ou fibra até ao edifício (FTTB) cresceu 50% no ano passado e ascendeu a 14,5 milhões de lares excluindo a Rússia e Ucrânia, que acrescentam mais 14,8 milhões de casas, segundo dados do FTTH Council Europa.

No total, o número de lares europeus com FTTH/FTTB ultrapassa as 29 milhões de casas.

O presidente do FTTH Council Europa, Karin Ahl, citado no comunicado, sublinha que aqueles números são «um fenomenal progresso» e provam que o FTTH/FTTB vai tornar-se o principal produto de banda larga na Europa, apesar de se estar ainda longe de atingir o objectivo para 2020 de metade das casas europeias terem velocidades de Internet de pelo menos 100 megabits por segundo (Mbps).

A organização, que tem como objectivo divulgar e promover a utilização de banda larga com tecnologia FTTH/FTTB, indica que se verificaram progressos significativos na Roménia, Espanha, França, Holanda e Portugal.

Aliás, no ranking de países que têm mais de 1% dos lares com acesso a tecnologia de fibra óptica, Portugal ocupa o sétimo lugar na Europa e o 14.º a nível mundial.

O ranking europeu é liderado pela Lituânia, com quase 35% das residências a utilizarem tecnologia de fibra óptica, seguindo-se a Suécia (próximo de 33%), a Letónia (29%), a Rússia (quase 27%), a Roménia e a Noruega (cerca de 24%) e Portugal.

A nível mundial a lista é encabeçada pelos Emiratos Árabes Unidos (com quase 70% das casas a beneficiarem de tecnologia de fibra), seguindo-se a Coreia do Sul (próximo de 65%), Hong Kong (mais de 55%), Japão (quase 55%) e Uruguai (mais de 40%).

O FTTH Council Europa salienta que não entraram novos países na lista dos que têm mais de 1% de casas com FTTH/FTTB mas indica que a Alemanha entrará provavelmente nesse ranking ainda em 2015.

Ainda sem comentários