Microsoft Portugal alerta para telefonemas fraudulentos

Publicado em 25/02/2015 00:56 em Segurança Informática

A Microsoft Portugal alertou para a existência de telefonemas fraudulentos que têm vindo a ser efectuados utilizando o nome da multinacional de software.

A Microsoft assinala que já tinha feito o alerta nas redes sociais mas o aumento do número de telefonemas leva-a a esclarecer que não efectua contactos que não tenham sido previamente solicitados pelos seus clientes para a resolução de problemas.

A companhia garante que obedece a protocolos e leis internacionais de protecção de dados e assegura que «a Microsoft nunca entra em contacto com um cliente sem que este o tenha solicitado, mediante a criação de um registo de atendimento».

A empresa salienta que no âmbito de uma estratégia de malware concertada e organizada, de origem e amplitude internacional, vários clientes têm sido contactados usando o nome da Microsoft, com a alegação de que o respectivo computador pessoal foi infectado por um vírus, o que exige a realização de uma série de comandos, e a afirmação de que o problema pode ser resolvido com a compra de pacotes de suporte anuais.

A Microsoft Portugal aconselha todos os que forem alvo desse tipo de chamadas a desligarem a chamada e a nunca darem qualquer tipo de dados nem executarem quaisquer comandos indicados pelo interlocutor.

A Microsoft aponta como passos elementares de protecção não fornecer informações pessoais no caso de contactos não solicitados, não seguir indicações para visitar uma página Web e/ou instalar software desconhecido e/ou alterar configurações de software que tenha instalado.

Recomenda, ainda, a utilização de versões de software recentes e actualizadas regularmente, a alteração de palavras passe e códigos de acesso em caso de suspeita e que sejam contactadas as autoridades em caso de tentativas de fraude.

A Microsoft indica que em caso de dúvida pode ser contactado o seu serviço de apoio ao cliente através do número 808 22 32 42 (custo de chamada local).

Ainda sem comentários