Portugal na segunda metade da UE em desempenho digital

Publicado em 25/02/2015 00:34 em Internet

Portugal situa-se em 16.º lugar entre os 28 países da União Europeia (UE) no desempenho digital, segundo um estudo da Comissão Europeia (CE), baseado num conjunto de indicadores sobre competências digitais.

O «Digital Economy and Society Index», desenvolvido pela Comissão Europeia, conclui que se estiverem reunidas as condições necessárias a Web é a resposta para as oportunidades digitais que se apresentam às empresas e aos cidadãos europeus, desde comprar ou estudar online, até pagar contas e utilizar os serviços públicos por Internet.

O «ranking» é liderado pela Dinamarca (com um índice 0,68 numa escala de zero a um), seguida pela Suécia, Holanda, Finlândia, Bélgica e Reino Unido.

Na cauda da tabela surge a Roménia (com um índice de 0,31), antecedida pela Bulgária, Grécia e Itália.

Portugal fica abaixo do índice 0,5.

A CE indica que três quartos dos cidadãos da UE utilizam a Internet, entre os 43% na Roménia e os 93% no Luxemburgo, que 49% dos europeus têm acesso a conteúdos vídeo através da Internet e que 39% dispõem de televisão por subscrição.

Ao nível empresarial, a CE destaca as barreiras ao comércio electrónico, com apenas 15% das pequenas e médias empresas a venderem online e só menos de metade dessas a venderem por Internet para o estrangeiro.

Quanto à disponibilização de serviços públicos por Internet, são uma realidade do dia-a-dia nalguns países mas são quase inexistentes noutros, observa a Comissão. Um terço dos europeus residentes na UE já usaram a Internet para enviarem informação para as administrações públicas, mas essa percentagem varia entre os 69% da Dinamarca e os 6% na Roménia.

Ainda sem comentários