PT e ALU testam primeira ligação a 1 Tbps sobre fibra óptica

Publicado em 25/02/2015 00:03 em Geral

A PT Portugal e a Alcatel-Lucent (ALU) anunciaram hoje que testaram a primeira ligação do mundo a 1 terabit por segundo (Tbps) sobre uma rede de fibra óptica disponível comercialmente, numa distância de 500 quilómetros e com vertente bidireccional.

O teste foi feito sobre um par de fibras ópticas que liga o Laboratório de engenharia da PT Portugal, em Lisboa, e o Centro de Dados da Covilhã.

As duas companhias consideram que teste realizado, que se enquadra numa estratégia de evolução da rede de transporte óptico, dotando-a de inteligência, coloca a PT e a Alcatel-Lucent entre os principais actores internacionais da área da tecnologia, superando os testes já realizados por outras empresas de telecomunicações de todo o mundo.

Adiantam que o teste significa que, mantendo a mesma infra-estrutura física de fibra óptica, a PT poderá no futuro garantir uma gestão mais eficiente dos recursos, assegurar melhorias de qualidade do serviço ao cliente, dar resposta aos desafios do aumento do tráfego e aumentar a agilidade e programabilidade da rede.

Ainda sem comentários