Microsoft ambiciona 15% quota mercado smartphones em 2014

Microsoft ambiciona 15% quota mercado smartphones em 2014Publicado em 14/02/2015 00:42 em Equipamentos

A Microsoft quer chegar rapidamente a uma quota de 15% no mercado de smartphones, talvez ainda este ano, revelou hoje o director-geral da Microsoft Portugal, João Couto.

Em encontro com a imprensa, o responsável da Microsoft em Portugal apontou para atingir a mais longo prazo 25% no mercado nacional de smartphones, que será «a quota natural» do Windows Phone em Portugal.

Salientou que com o lançamento dos novos telefones Lumia é a primeira vez que a Microsoft utiliza o seu nome como marca de um produto.

Os responsáveis da Microsoft prevêem que a marca Microsoft prevaleça este ano nos Lumia e passe a ser a única disponível no mercado, indicando que nos últimos meses a Microsoft está a lançar novos smartphones a cada dois meses.

Luís Peixe, director-geral da Microsoft Mobile Devices para Portugal e Espanha, indicou que o Windows Phone já atingiu uma quota de mercado de smartphones a dois dígitos, indicando que os telefones Lumia continuam a ganhar quota de mercado no país.

Destacou a mudança dos Lumia da marca Nokia para Microsoft Lumia, com o Microsoft Lumia 535 já disponível no mercado português na versão «single SIM» (a dual SIM chegará em breve com um preço de 149,90 euros), o Microsoft Lumia 435 que chega este mês ao mercado nacional com um preço de 89,90 euros e o Microsoft Lumia 532 que estará disponível em Março por 99,90 euros, preços livres de operador.

Luís Peixe sublinhou que mais de metade dos smartphones vendidos no mercado português são de baixo custo, ao contrário do que acontece , por exemplo, nos países nórdicos, e observou que o Lumia tem uma carteira completa de produtos nas gamas alta e média e está a agora a apostar em produtos mais acessíveis, com preços abaixo de 150 euros, a gama que mais se vende em Portugal como noutros países.

Indicou que os consumidores estão a procurar smartphones com ecrãs maiores, de 4,5 a 5 polegadas, e o Lumia 535 vem com ecrã de 5 polegadas e os dois novos, de mais baixo preço e para um segmento jovem, com 4 polegadas.

O director-geral para Portugal e Espanha da Microsoft Mobile Devices garantiu que todos os Lumia, ainda que com diferentes preços e características, têm acesso a todas as aplicações, possibilitam a actualização para o sistema operativo mais recente e asseguram qualidade e fiabilidade.

Luís Peixe assinalou que o último trimestre de 2014 foi o melhor de sempre para os tablets Surface, foram vendidos 10,5 milhões de smartphones Nokia Lumia, a Xbox foi a plataforma de jogos que mais jogos vendeu nos dois últimos meses do ano passado e o catálogo de aplicações Windows atingiu as 560 mil apps e cresce ao ritmo de 500 aplicações por dia.

A Microsoft anunciou, ainda, um conjunto de acessórios para smartphones, como carregadores sem fios, colunas Bluetooth ou carregadores portáteis.

Luís Peixe observou que pessoas que procuram telefones de baixo custo estão por vezes disponíveis a gastarem em acessórios quase tanto como custou o smartphone.

Ainda sem comentários