Grupo ISQ participa em mini nave espacial IXV

Publicado em 13/02/2015 00:49 em Outras Tecnologias

O grupo ISQ anunciou que realizou com êxito os ensaios do escudo térmico da nave IXV (Intermediate experimental Vehicle), lançado este mês do centro espacial europeu de Kourou, na Guiana Francesa.

Em comunicado, o instituto português indica que a última fase de ensaios decorreu no seu laboratório de Castelo Branco e revela que investiu 2 milhões de euros no projecto, que absorveu 15 mil horas de trabalho de três dezenas de engenheiros portugueses.

O ISQ garante que o investimento feito não se esgota neste projecto porque vai permitir a dinamização da actividade do grupo e o desenvolvimento de novas áreas de negócio, ao permitir ganhar um conjunto de competências e adquirir credibilidade no mercado aeroespacial, que podem abrir portas para projectos internacionais mais ambiciosos.

A nave, com 5 metros e 2 toneladas, foi lançado às 14:40 (hora de Lisboa) de dia 11 de Fevereiro, separou-se do foguetão a 340 quilómetros (Km) de altitude e subiu até aos 412 Km , seguiu uma órbita equatorial e reentrou na atmosfera de forma controlada, caindo no Oceano Pacífico próximo das Ilhas Galápagos.

A Agência Espacial Europeia (ESA) considerou um êxito a missão que visou reproduzir as condições de regresso à Terra de um veículo espacial em órbita baixa.

Depois de recuperado no Pacífico, o IXV será transportado para a Europa para ensaios e testes em que o ISQ irá participar, indica o grupo.

Ainda sem comentários