Microsoft anuncia lançamento do Windows 10

Publicado em 22/01/2015 00:54 em Software

A Microsoft anunciou o lançamento do novo sistema operativo Windows 10, que estará disponível gratuitamente para utilizadores de Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1 que fizeram a actualização no primeiro ano.

Em comunicado, a Microsoft indica que o Windows 10 permitirá aos utilizadores uma experiência mais segura, mais inovadora e actualizada.

Satya Nadella, CEO da Microsoft, citado no comunicado, indica que o Windows 10 «marca o início de uma era de computação mais pessoal no mundo do ‘mobile’ primeiro e cloud primeiro», esperando que os 1500 milhões de utilizadores do Windows adiram ao Windows 10 e muitos outros milhões o adoptem futuramente.

A Microsoft garante que o Windows 10 marca o início de uma era de computação mais pessoal em que a tecnologia deixa de ser sentida e as pessoas são o centro.

O Windows 10 integra o assistente digital pessoal Cortana, que surgiu em 2014 nos smartphones Windows Phone e que pode aprender as preferências pessoais do utilizador e produzir recomendações relevantes.

O novo sistema operativo articula-se com o Xbox Live e traz o novo navegador Internet, que tem o nome de código «projecto espartano», com funcionalidades chave desenvolvidas para o navegador de forma nativa.

A Microsoft anuncia que o Office terá novas versões do Word, Excel, Power Point, One Note e Outlook desenvolvidas de raiz para o Windows 10.

A multinacional indica que o Windows 10 correrá num leque alargado de dispositivos, do PC à Xbox, dos smartphones e tablets aos gadgets, e inclui a capacidade de criar experiências holográficas tridimensionais.

A Microsoft revela que para aproveitar as capacidades holográficas do Windows 10 criou o primeiro computador holográfico independente do mundo, o Microsoft HoloLens.

Ainda sem comentários