CE liberaliza mais mercados telecomunicações

Publicado em 12/10/2014 00:04 em Geral

A Comissão Europeia (CE) anunciou a liberalização imediata do mercado de retalho de telefonia fixa e do mercado grossista de originação de telefonia fixa.

A CE indica que a decisão foi tomada com o acordo dos Etados membros e reflecte os desenvolvimentos dos mercados e das tecnologias.

A Comissão sublinha que a liberalização de mercados de voz fixa se justifica pelo declínio na utilização da telefonia fixa à medida que os consumidores se viram para alternativas como os telemóveis ou a Voz sobre IP (VoIP), ao mesmo tempo que os utilizadores de rede fixa dispõem de escolha entre um conjunto de operadores e de alternativas tecnológicas, como o par de cobre tradicional, fibra óptica ou redes de cabo.

A Comissão indica que irá redefinir dois mercados de banda larga visando limitar a regulação ao estritamente necessário.

A CE observa que se mantêm regulados mercados de telecomunicações com barreiras muito grandes à entrada de novos operadores e em que é pouco provável que a concorrência se estabeleça num futuro prevísivel.

Ainda sem comentários