João de Mello Franco novo presidente CA da PT

Publicado em 19/09/2014 00:02 em Operadores / Serviços

A administração da PT decidiu substituir o presidente do Conselho de Administração, Henrique Granadeiro, e o administrador Amílcar Morais Pires, ambos demissionários, e nomear João de Mello Franco como novo presidente da Portugal Telecom, SGPS.

Em comunicado publicado no sítio Internet da comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a administração da PT indica que para completarem o mandato dos lugares deixados vagos por Granadeiro e Morais Pires foram cooptados Rolando Ferreira de Oliveira e Francisco Ravara Cary.

Esta cooptação, tal como a nomeação do actual administrador Mello Franco como presidente, estão sujeitas a ratificação da próxima Assembleia Geral de Accionistas da PT, observa o comunicado.

A administração entendeu, ainda, «face ao novo enquadramento da PT, não se justificar a manutenção da actual estrutura de governo societário», avocar a partir de 1 de Outubro a totalidade dos poderes de gestão da sociedade, deixando de existir Comissão Executiva.

Henrique Granadeiro e Morais Pires puseram os lugares à disposição na sequência das avultadas aplicações, de quase 900 milhões de euros, na Rioforte, holding do Grupo Espírito Santo (GES), que alegadamente teriam decidido sem conhecimento de outros elementos da administração.

Na sequência do incumprimento de pagamento daquelas aplicações pelo GES, a participação da PT, SGPS no capital da empresa resultante da fusão entre a PT e a Oi baixou, para já, de quase 38% para menos de 26%, embora haja a possibilidade de a participação dos accionistas da empresa portuguesa aumentar na hipótese de a RioForte vir a realizar pagamentos do capital investido.

Ainda sem comentários