Huawei e NTT DoCoMo anunciam primeiro teste de utilização de espectro não licenciado para LTE

Publicado em 27/08/2014 01:27 em Geral

O fabricante chinês de telecomunicações Huawei e a DoCoMo, maior operador de telecomunicações do Japão, anunciaram a realização conjunta do primeiro teste a nível mundial da tecnologia LAA - Licenced-assisted Access, para descarregamento de dados móveis de redes LTE para espectro não licenciado.

Em comunicado, a Huawei explica que o LAA permite aos operadores de redes móveis descarregar dados em zonas do espectro radioeléctrico não licenciadas quando há uma sobrecarga do tráfego de dados.

Adianta que as duas empresas estão a trabalhar nesta tecnologia desde Fevereiro passado e vão continuar a trabalhar em conjunto nos esforços para resolver a explosão de tráfego em zonas urbanas.

A Huawei sublinha que os volumes de tráfego móvel em zonas urbanas continua a crescer e os recursos de espectro continuam limitados e são muitas vezes insuficientes para satisfazer as necessidades durante os períodos de maior procura.

As duas empresas concluíram que a tecnologia LTE pode potencialmente funcionar em espectro não licenciado da banda dos 5 gigahertz (GHz), que permitirá conseguir melhores desempenhos em cobertura e capacidade do que com a utilização de tecnologia Wi-Fi, garantindo melhor cobertura com menores custos de implementação e assegurando uma melhor experiência para os utilizadores.

Ainda sem comentários