Mercado televisão por subscrição começa a ficar saturado

Mercado televisão por subscrição começa a ficar saturadoPublicado em 27/08/2014 00:26 em Outras Tecnologias

O mercado mundial de televisão por subscrição começa a ficar saturado após 10 anos de forte crescimento, o que se reflecte no negócio de vendas de «set-top-box» (as chamadas «boxes» dos serviços de televisão paga), indica a consultora e analista IHS Technology.

A IHS indica que as vendas de «set-top-box» cresceram de 44 milhões de unidades em 2003 para 246 milhões em 2013, prevendo que este negócio atinja um pico de 2,2 mil milhões de dólares (1,67 mil milhões de euros) em 2015 e recue para 1,9 mil milhões de dólares (1,44 mil milhões de euros) em 2018.

A consultora observa que o crescimento do mercado em 2014 e 2015 se baseará largamente na expansão da televisão por cabo e de outras tecnologias de televisão por subscrição na China e na Índia, mas a concorrência pelo preço e a tendência para a substituição das «set-top-box» por soluções baseada em software limitará o crescimento deste negócio.

A IHS Technology antecipa que no fim de 2015 cerca de 53% das famílias que têm televisão em casa serão clientes de serviços de televisão por subscrição, o que põe em causa o potencial de crescimento e leva analista de mercados a prever um declínio futuro daquele negócio.

A Cisco Systems, que ganhou o primeiro lugar do mercado de «set-top-box» com a aquisição do grupo NDS, liderou este mercado no ano passado com uma quota de 32% em valor.

Ainda sem comentários