Vendas tablets aumentaram 4,7% no segundo trimestre

Vendas tablets aumentaram 4,7% no segundo trimestrePublicado em 20/08/2014 01:50 em Equipamentos

As vendas mundiais de tablets cresceram 4,7% no segundo trimestre de 2014 e atingiram 52,4 milhões de unidades, estima a consultora e analista de mercados Strategy Analytics.

As duas empresas líderes do mercado registaram recuos nas suas vendas no segundo trimestre. Aquela analista indica que as vendas da Apple baixaram 9,2%, para 13,3 milhões de iPad, e a sua quota de mercado diminuiu para 25,3%, enquanto a produção de tablets da Samsung recuou 5,3%, para 8,0 milhões de unidades, com redução do peso da marca para 15,3%.

Em terceiro lugar surge a Asus, com um crescimento de 23,7% nas vendas, para 2,6 milhões de unidades, ficando com uma quota de 4,9%. A chinesa Lenovo aumentou a sua produção em 60,5% e atingiu 2,4 milhões de unidades, ficando com um peso de 4,6% no mercado mundial, segundo a Strategy Analytics.

As vendas de tablets da Acer caíram 35,2%, para um milhão de dispositivos, e a sua quota de mercado baixou para 1,8%.

Peter King, director da Strategy Analytics, salienta que a falta de novos modelos de iPad penalizou claramente as vendas da Apple e previu que com o aparecimento de novos produtos no segundo semestre e, particularmente, no último trimestre as vendas da marca da maçã se reforcem, o mesmo devendo acontecer com a Samsung.

King salienta o desempenho da Lenovo no mercado de tablets e smartphones e destaca a luta entre a marca chinesa e a Asus pelo terceiro lugar do mercado mundial de tablets.

Ainda sem comentários